Cuiabá
Prefeitura e Câmara avançam para solução definitiva do mercado de peixe do Praeirinho
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá e a Câmara Municipal avançaram na construção de uma solução definitiva para a comercialização de peixe na região do Praeirinho, na Avenida Beira Rio. Em duas reuniões realizadas nos últimos dias, o prefeito Abilio Brunini, vereadores e representantes da associação tradicional dos comerciantes definiram estratégias conjuntas para regularizar a atividade, garantindo melhores condições de trabalho, higiene e segurança alimentar para consumidores e trabalhadores.
O prefeito Abilio Brunini destacou que a parceria com a Câmara de Vereadores será fundamental para resolver um problema histórico enfrentado pelos vendedores de pescado da região. Segundo ele, emendas parlamentares destinadas à associação dos comerciantes irão viabilizar melhorias estruturais necessárias para eliminar a insalubridade do espaço e permitir que a atividade continue de forma organizada e segura.
Durante os encontros, que reuniram comerciantes e representantes do Legislativo municipal, foram definidos três planos de ação, organizados em curto, médio e longo prazo. A segunda reunião ocorreu na tarde desta segunda-feira (16) e contou com a presença de representantes da associação e do vereador Alex Rodrigues, que acompanha as tratativas junto aos trabalhadores do local.
No plano emergencial, a prefeitura e os comerciantes da associação tradicional irão providenciar adequações técnicas imediatas para garantir a salubridade no comércio do pescado, permitindo a continuidade das vendas dentro das normas sanitárias. As medidas incluem ajustes estruturais e organização do espaço de comercialização.
No médio prazo, a proposta é estruturar melhorias permanentes no local, utilizando recursos provenientes de emendas parlamentares destinadas à associação. Já no planejamento de longo prazo, a gestão municipal estuda alternativas que consolidem definitivamente a atividade comercial do pescado no Praeirinho, preservando a tradição e assegurando dignidade aos trabalhadores.
Peixe Santo e tradição
Durante a reunião, o prefeito também solicitou à associação dos comerciantes a apresentação de um orçamento para garantir o atendimento à demanda do tradicional Peixe Santo, pescado historicamente comercializado a preços mais acessíveis durante a Semana Santa. A iniciativa busca assegurar que a população continue tendo acesso ao produto, mantendo uma tradição cultural e religiosa importante para Cuiabá.
A prefeitura reforça que o diálogo com os comerciantes continuará nos próximos dias, com o objetivo de transformar as propostas discutidas em ações concretas e definitivas para o Praeirinho.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá
Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.
No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.
“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.
“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.
Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.
Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.
Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.
Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.
Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.
Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Política7 dias atrásGoverno veta integralmente projeto que reduz direitos trabalhistas como incentivo à contratação de jovens
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias atrásMuseu do Cerrado recebe atividades de educação ambiental em parceria com a Polícia Ambiental
-
Agricultura5 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
Política7 dias atrásEntra em vigor lei que regulamenta a profissão de arteterapeuta
-
Entretenimento5 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias atrásNota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama
-
Polícia7 dias atrásPolícia Civil indicia gerente por uma série de crimes de assédio sexual contra funcionárias
-
Cuiabá5 dias atrásPrefeitura convida famílias para lançamento da campanha Craques da Natureza no Parque Tia Nair
