Sorriso
Gestores escolares contribuem com construção do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Sorriso
Sorriso
Escuta presencial reuniu profissionais da educação para apresentação da minuta do PMLLLB 2026-2036
A construção do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) 2026-2036 – Cidade Leitora 2036 avançou mais uma etapa nesta quinta-feira (28) com a realização de uma escuta presencial voltada aos gestores das unidades escolares da rede municipal de ensino. O encontro, que ocorreu no CEMFOR (Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação de Sorriso), teve como objetivo apresentar a minuta do plano, promover o debate sobre seus principais eixos para aperfeiçoar o documento antes de seu encaminhamento à Câmara Municipal.
Durante a reunião, os gestores conheceram as diretrizes propostas para os próximos dez anos e apresentaram sugestões, observações e fizeram apontamentos de acordo com a realidade vivenciada nas escolas.
A proposta estabelece ações voltadas à ampliação dos índices de leitura da população, ao fortalecimento das bibliotecas públicas, comunitárias e escolares, à valorização da produção literária local e à formação continuada de mediadores de leitura. O documento também prevê iniciativas para ampliar a acessibilidade aos espaços de leitura, programas permanentes de incentivo ao livro, integrar diferentes áreas como cultura, educação, assistência social, saúde e tecnologia, além de democratizar o acesso às bibliotecas e pontos de leitura em todas as regiões do município.
Entre as metas previstas estão ainda a ampliação e atualização dos acervos literários, a criação de novos pontos de leitura nos bairros, o incentivo à economia criativa do livro, a promoção de ações de combate ao analfabetismo funcional, a realização de eventos e intercâmbios culturais e a garantia de capacitação permanente para os profissionais que atuam nas bibliotecas e espaços de leitura.
A minuta do PMLLLB foi elaborada pela Comissão Municipal de Elaboração do Plano, instituída por meio da Portaria nº 992/2026, e reúne contribuições obtidas em reuniões e escutas públicas realizadas desde 2019 com escritores, bibliotecários, professores, agentes culturais, mediadores de leitura, representantes da cadeia produtiva do livro e conselheiros municipais de cultura. O trabalho contou ainda com apoio técnico do Programa de Capacitações para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso, desenvolvido pelo Instituto Saberes, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT) e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso.
Além das escutas presenciais, a população também pode participar da consulta pública, contribuindo com sugestões para o documento que orientará as políticas públicas do setor entre 2026 e 2036. As contribuições serão analisadas pela comissão responsável e incorporadas à versão final do plano.
A expectativa é que o projeto seja encaminhado para votação na Câmara Municipal na primeira quinzena de julho. Após a aprovação, terá início a implementação das ações previstas.
A consulta pública permanece aberta e pode ser respondida gratuitamente por qualquer cidadão através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScq7m8QFjJpsjcmN8162pxX0hzY_i0MdsX1yGHB6Ac1OeImiw/viewform?pli=1
Sorriso
Em defesa do SUS: 10.ª Conferência da Saúde elabora propostas municipais, estaduais e federais
Encontro debateu “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”
Realizada na última quarta-feira, dia 24, a 10.ª Conferência Municipal de Saúde de Sorriso levantou várias propostas para viabilizar políticas públicas municipais, estaduais e federais. Com o tema central “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência se desdobrou em quatro eixos temáticos.
No “Eixo I Democracia, Saúde como Direito e Soberania Nacional”, uma das propostas municipais é aampliar a cobertura das EAP e ESF nos bairros, garantindo a cobertura de ACS para as áreas descobertas, consultórios odontológicos e farmácias.
Já para o Estado uma das proposições destaca a necessidade de fortalecer a rede estadual de saúde mental e reabilitação, ampliando a oferta de serviços especializados e apoio matricial aos municípios para atendimento de pessoas com transtornos mentais, deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento.
Nacionalmente uma das propostas do Eixo I é revogar medidas que limitam os investimentos públicos em saúde e ampliar progressivamente o financiamento federal do SUS, garantindo recursos compatíveis com as necessidades da população brasileira.
No “Eixo II Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social”, os sorrisenses segurem ao Município aprimorar a transparência na saúde, com dados de custo de serviços e unidades de saúde e com divulgação de contratos e convênios da secretaria municipal de saúde publicados de maneira clara e de fácil entendimento a toda sociedade.
Estadualmente a indicação é instituir revisão periódica dos critérios de distribuição de recursos estaduais, incorporando indicadores de crescimento populacional, demandas assistenciais e capacidade instalada do município, bem como de revisão dos valores repassados anualmente
O “Eixo III Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambiental” levantou propostas municipais como promover atendimento psicológico prioritário por equipe multidisciplinar e intersecretarial para pessoas com comportamento de acumulação, com identificação, acolhimento e acompanhamento das pessoas com comportamento de acumulação de objetos, materiais e resíduos, com atuação conjunta das áreas de saúde mental, atenção primária e intersetorial com assistência social, vigilância sanitária, limpeza urbana e proteção animal.
Já para o Estado a indicação é fortalecer a vigilância e a fiscalização estadual sobre agrotóxicos e pulverização aérea e terrestre, com comunicação prévia, monitoramento de deriva e resíduos na água e nos alimentos, investigação de morte de abelhas, apoio laboratorial, proteção de escolas, UBS, moradias, apiários e nascentes, e incentivo técnico e financeiro ao manejo integrado, controle biológico e bioinsumos
O Eixo “IV Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral”, pontuou como necessidade a realização do concurso público para todos os cargos no âmbito da saúde municipal, visando a estabilidade profissional e criação de vínculo com a comunidade.
Além das propostas, a Conferência elegeu oito delegados titutalres e oito suplentes para representar Sorriso no encontro estadual.
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sílvia Ghering, pontua que essas são apenas algumas das propostas levantadas. “Algumas são de âmbito municipal, outras estaduais e federais e serão apresentadas nas conferências estadual e nacional”, explica. Para ela a Conferência é um importante espaço de diálogo, construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas de saúde. Sílvia frisa que a etapa municipal é o ponto de partida de um processo coletivo de escuta, análise e proposição no território.
No Município, essa é a 10.ª Conferência da Saúde; já no país, será a 18.ª Conferência Nacional de Saúde. Nacionalmente, o encontro é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde. Já no Município, a organização do evento é do Conselho Municipal de Saúde (CMS).
Conferencia estadual e nacional
Os delegados que serão eleitos hoje, bem como as propostas levantadas no Município, serão defendidos na Conferência Estadual inicialmente prevista para ser realizada em Cuiabá, entre 16 e 19 de março de 2027. A partir disso, as propostas levantadas no Estado serão levadas para a Conferencia Nacional que também será realizada em 2027.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), é nesse espaço que se avalia a situação de saúde da população, considerando os determinantes sociais, econômicos, ambientais e suas conexões com os contextos estadual e nacional. A partir desse diagnóstico, são promovidos debates sobre os eixos temáticos da conferência, com o objetivo de construir diretrizes e propostas que orientem o planejamento da saúde, especialmente na elaboração dos Planos Municipais de Saúde para o período de 2026 a 2029.
Ao final desse percurso, são consolidadas propostas e diretrizes que incidem sobre as políticas de saúde nas três esferas de governo. Essas contribuições são sistematizadas em um Relatório Final, que orienta ações no próprio território e também é encaminhado para subsidiar as etapas estadual e nacional, fortalecendo a construção coletiva de políticas públicas de saúde mais equitativas e responsivas às realidades locais.
Veja mais em:
-
Agricultura6 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias atrásMuseu do Cerrado recebe atividades de educação ambiental em parceria com a Polícia Ambiental
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias atrásNota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama
-
Entretenimento6 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Cuiabá6 dias atrásPrefeitura convida famílias para lançamento da campanha Craques da Natureza no Parque Tia Nair
-
Mato Grosso19 horas atrásTJMT suspende expediente no dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo
-
LUCAS DO RIO VERDE2 dias atrásDia do Rock Festival: 11ª edição será em 11 de julho reunindo entretenimento e convivência em Lucas do Rio Verde
-
Política3 dias atrásRelator defende aumento do teto do Simples Nacional para R$ 8 milhões
