Sorriso

Em defesa do SUS: 10.ª Conferência da Saúde elabora propostas municipais, estaduais e federais

Publicado em

Sorriso

Encontro debateu “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”

Realizada na última quarta-feira, dia 24, a 10.ª Conferência Municipal de Saúde de Sorriso levantou várias propostas para viabilizar políticas públicas municipais, estaduais e federais. Com o tema central “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência se desdobrou em quatro eixos temáticos.

No “Eixo I Democracia, Saúde como Direito e Soberania Nacional”, uma das propostas municipais é aampliar a cobertura das EAP e ESF nos bairros, garantindo a cobertura de ACS para as áreas descobertas, consultórios odontológicos e farmácias.

Já para o Estado uma das proposições destaca a necessidade de fortalecer a rede estadual de saúde mental e reabilitação, ampliando a oferta de serviços especializados e apoio matricial aos municípios para atendimento de pessoas com transtornos mentais, deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento.

Nacionalmente uma das propostas do Eixo I é revogar medidas que limitam os investimentos públicos em saúde e ampliar progressivamente o financiamento federal do SUS, garantindo recursos compatíveis com as necessidades da população brasileira.

No “Eixo II Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social”, os sorrisenses segurem ao Município aprimorar a transparência na saúde, com dados de custo de serviços e unidades de saúde e com divulgação de contratos e convênios da secretaria municipal de saúde publicados de maneira clara e de fácil entendimento a toda sociedade.

Estadualmente a indicação é instituir revisão periódica dos critérios de distribuição de recursos estaduais, incorporando indicadores de crescimento populacional, demandas assistenciais e capacidade instalada do município, bem como de revisão dos valores repassados anualmente

O “Eixo III Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambiental” levantou propostas municipais como promover atendimento psicológico prioritário por equipe multidisciplinar e intersecretarial para pessoas com comportamento de acumulação, com identificação, acolhimento e acompanhamento das pessoas com comportamento de acumulação de objetos, materiais e resíduos, com atuação conjunta das áreas de saúde mental, atenção primária e intersetorial com assistência social, vigilância sanitária, limpeza urbana e proteção animal.

Já para o Estado a indicação é fortalecer a vigilância e a fiscalização estadual sobre agrotóxicos e pulverização aérea e terrestre, com comunicação prévia, monitoramento de deriva e resíduos na água e nos alimentos, investigação de morte de abelhas, apoio laboratorial, proteção de escolas, UBS, moradias, apiários e nascentes, e incentivo técnico e financeiro ao manejo integrado, controle biológico e bioinsumos

O Eixo “IV Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral”, pontuou como necessidade a realização do concurso público para todos os cargos no âmbito da saúde municipal, visando a estabilidade profissional e criação de vínculo com a comunidade.

Além das propostas, a Conferência elegeu oito delegados titutalres e oito suplentes para representar Sorriso no encontro estadual.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sílvia Ghering, pontua que essas são apenas algumas das propostas levantadas. “Algumas são de âmbito municipal, outras estaduais e federais e serão apresentadas nas conferências estadual e nacional”, explica. Para ela a Conferência é um importante espaço de diálogo, construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas de saúde. Sílvia frisa que a etapa municipal é o ponto de partida de um processo coletivo de escuta, análise e proposição no território.

No Município, essa é a 10.ª Conferência da Saúde; já no país, será a 18.ª Conferência Nacional de Saúde. Nacionalmente, o encontro é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde. Já no Município, a organização do evento é do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Conferencia estadual e nacional

Os delegados que serão eleitos hoje, bem como as propostas levantadas no Município, serão defendidos na Conferência Estadual inicialmente prevista para ser realizada em Cuiabá, entre 16 e 19 de março de 2027. A partir disso, as propostas levantadas no Estado serão levadas para a Conferencia Nacional que também será realizada em 2027.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), é nesse espaço que se avalia a situação de saúde da população, considerando os determinantes sociais, econômicos, ambientais e suas conexões com os contextos estadual e nacional. A partir desse diagnóstico, são promovidos debates sobre os eixos temáticos da conferência, com o objetivo de construir diretrizes e propostas que orientem o planejamento da saúde, especialmente na elaboração dos Planos Municipais de Saúde para o período de 2026 a 2029.

Ao final desse percurso, são consolidadas propostas e diretrizes que incidem sobre as políticas de saúde nas três esferas de governo. Essas contribuições são sistematizadas em um Relatório Final, que orienta ações no próprio território e também é encaminhado para subsidiar as etapas estadual e nacional, fortalecendo a construção coletiva de políticas públicas de saúde mais equitativas e responsivas às realidades locais.

Veja mais em:

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/com-mais-de-350-inscritos-sorriso-realiza-10-conferencia-de-saude-6a3c01e39ac93

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Sorriso recebe visita de gestora da Sesp

Publicados

em

Sorriso recebeu ontem, 25 de junho, a visita da a secretária de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), coronel da reserva da PM, Susane Tamanho. Em reunião com o prefeito Alei Fernandes, a secretária da Mulher e da Família, Mara Fernandes e o adjunto de segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) e presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Gilvano de Ávila, Susane conferiu de perto o funcionamento do Centro de Controle Operacional (CCO) instalado na Semsep, ferramenta de destaque no sistema integrado de monitoramento do Município.

O grupo também visitou a obra da nova Delegacia da Mulher que conta investimento municipal na ordem de R$ 134.182,50. Além disso, o Conseg investiu mais R$ 210 mil em móveis planejados, instalação elétrica e climatização da unidade. De acordo com Susanea obra será antecipada e a entrega da nova delegacia será realizada no próximo mês. O espaço “proporcionará atendimento mais humanizado e adequado às mulheres”, frisa Mara Fernandes que acompanhou todas as tratativas em relação à Delegacia da Mulher.

Alei agradeceu a visita de Susane e reforçou a importância da parceria entre Município e Estado para fortalecimento da segurança pública como um todo e da rede de proteção às mulheres. “Em Sorriso trabalhamos unidos com as forças de segurança do Estado; a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e demais órgãos de segurança atuam de forma conjunta em várias operações, como a própria Lei Seca”, ressaltou o prefeito.

O gestor também aproveitou a presença de Susane para solicitar reforço policial para atender Sorriso durante a realização do GAFFFF – Global Agribusiness, Food, Festival & Forum, marcado para ocorrer entre os dias 23 e 26 de julho em Sorriso. “É um grande evento e precisamos do apoio do Estado”, detalhou. “No fim de maio o nosso secretário de Segurança, o coronel Denardi esteve em Cuiabá em reunião com a secretária Susane, ela ouviu todas as demandas e veio visitar Sorriso estreitando a parceria entre Município e Estado em nome da segurança da população”, completou.

A visita foi acompanhada pelo tenente-coronel Edylson Figueiredo Pintel, comandante adjunto do 3.º Comando Regional da Polícia Militar de Sinop; tenente-coronel Jorge Almeida, comandante do 12.º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso; tenente-coronel Vitor Hugo Cabelho, comandante da Força Tática de Sorriso; delegado da Polícia Civil, Paulo Brambila; delegada da Polícia Judiciária Civil (PJC) Layssa Crisóstomo de Paula Leal; secretário-adjunto de Cidade, Fábio Miguel dos Santos e a secretária-adjunta da Semfa, Ana Paula Carvalho.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA