Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá paga R$ 12 milhões de premiação para servidores por avanços na educação municipal
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá vai investir R$ 12 milhões em gratificações aos técnicos e professores lotados na Secretaria Municipal de Educação (SME) que contribuíram para o avanço da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática nas escolas públicas municipais ao longo de 2025. Os valores serão pagos já na folha salarial de janeiro de 2026.
Do 1º ao 5º ano, foram selecionados 10 professores, além dos 10 melhores professores das Salas de Recomposição da Aprendizagem, que receberão individualmente R$ 10 mil cada, ou seja, 60 professores. Alguns deles ganharam com duas turmas. Somando os prêmios, o valor chegou a R$ 20 mil. Confira toda a lista
No total, são aproximadamente 10 mil servidores que também receberão os bônus financeiros. Além da premiação, pela primeira vez será paga a quantia de 1/3 de férias aos servidores que tiveram seus contratos rescindidos em dezembro de 2025.
Serão premiados com R$ 1,5 mil cada professor do ensino fundamental, R$ 1,2 mil aos professores da educação infantil e R$ 800 aos profissionais de nível técnico, o que engloba merendeiros, servidores que atuam na limpeza das escolas e creches, entre outros. Ou seja, todos da educação serão valorizados.
A professora Suelene de Rezende, que atua na Escola Municipal Antônia Tita Maciel, localizada no bairro Jardim Florianópolis, receberá R$ 20 mil em bonificação. Isso porque foi selecionada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) como a melhor professora na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática de duas turmas do segundo ano.
Na manhã desta quarta-feira, o prefeito Abilio Brunini ligou para comunicar sobre a premiação, e a professora comemorou bastante. “A alegria é saber que a minha turma alcançou o primeiro lugar. Fico muito feliz com essa conquista e em saber que contribui para a melhoria da educação de Cuiabá”, disse.
Outro professor que também conseguiu se classificar entre os melhores em duas turmas e ganhará outros R$ 20 mil foi Israel José. Ele também atua na Escola Antônia Tita Maciel e foi premiado com uma turma do segundo e outra do quarto ano. “Estou muito feliz e grato por este resultado”, afirmou.
Já a professora Rita Barbará da Silva, que dá aulas na Escola Municipal Silvino Leite de Arruda, localizada no bairro Planalto, também recebeu uma ligação em videochamada do prefeito Abilio Brunini para ser informada oficialmente de que vai receber R$ 10 mil. “Eu sou professora contratada, e essa quantia vai me ajudar muito. Fico muito feliz por essa conquista. Muito grata”, declarou.
“Foi muito gratificante ligar para esses profissionais e informar que todos serão premiados pela dedicação e melhora no desempenho da educação de Cuiabá. Parabéns aos professores e a todos os servidores da educação. Quem ganha são as nossas crianças!”, frisou o prefeito Abilio Brunini.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Cuiabá realiza na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde para debater o fortalecimento do SUS
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos mais importantes espaços de participação social na construção das políticas públicas de saúde do município, nos dias 29 e 30 de junho.
Com o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o encontro acontecerá das 7h às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para discutir propostas voltadas ao fortalecimento da saúde pública em Cuiabá.
A abertura oficial da conferência está marcada para segunda-feira (29), às 8h30. Durante os dois dias de programação, os participantes irão avaliar a situação da saúde no município, debater os principais desafios enfrentados pela rede pública e construir propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.
A conferência também representa um importante instrumento de controle social, permitindo que a população participe ativamente das decisões relacionadas à saúde pública. Além disso, o evento possibilita a análise das demandas apresentadas em conferências anteriores, identificando os avanços alcançados e os desafios que ainda precisam ser superados para garantir um atendimento cada vez mais eficiente, acessível e humanizado.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforçou a importância da participação da sociedade na construção das políticas públicas.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos. Convidamos toda a sociedade a participar desse momento de construção coletiva da saúde pública do nosso município”, destacou.
A expectativa é reunir centenas de participantes, consolidando a conferência como um espaço de diálogo, planejamento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Cuiabá.
Serviço
O quê: 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá
Quando: 29 e 30 de junho de 2026
Horário: Das 7h às 18h (abertura oficial no dia 29, às 8h30)
Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso, Rua Antônio Dorileo, nº 1.100, bairro Coxipó, Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias atrásMuseu do Cerrado recebe atividades de educação ambiental em parceria com a Polícia Ambiental
-
Agricultura5 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
Entretenimento5 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias atrásNota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama
-
Cuiabá5 dias atrásPrefeitura convida famílias para lançamento da campanha Craques da Natureza no Parque Tia Nair
-
Entretenimento5 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
-
LUCAS DO RIO VERDE1 dia atrásDia do Rock Festival: 11ª edição será em 11 de julho reunindo entretenimento e convivência em Lucas do Rio Verde
-
Entretenimento5 dias atrásClássico do cinema brasileiro, Xica da Silva será relançado em versão restaurada
