Cuiabá
Centro Médico Infantil garante atendimento 24h durante todo o Carnaval
Cuiabá
Mesmo durante o período de ponto facultativo e feriado de Carnaval, o Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá manteve atendimento ininterrupto à população. A unidade funcionou normalmente nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro — segunda-feira, terça-feira de Carnaval e Quarta-Feira de Cinzas — garantindo assistência médica e odontológica pediátrica 24 horas por dia.
Conforme o Decreto nº 11.585/2025, publicado na edição nº 1269 da Gazeta Municipal, as unidades com atendimentos administrativos, ambulatoriais e por agendamento permaneceram fechadas nesse período. Ainda assim, o CMI assegurou atendimento integral, reforçando seu papel estratégico dentro da rede municipal de saúde.
Durante todos os dias de Carnaval, equipes médicas e odontológicas permaneceram de plantão, atendendo crianças de forma contínua, inclusive casos de urgência e emergência. O atendimento odontológico pediátrico 24h, inclusive para crianças com necessidades especiais, também foi mantido normalmente.
A unidade, que já ultrapassou a marca de 7 mil atendimentos médicos em menos de dois meses de funcionamento, segue como referência no atendimento pediátrico municipal. Somente no primeiro mês foram mais de 3,7 mil atendimentos, número que mantém média mensal superior a 3,5 mil — quase cinco vezes acima da meta inicial prevista.
Com 28 leitos, seis consultórios médicos e estrutura completa para atendimentos de baixa e média complexidade, o Centro Médico Infantil tem contribuído para reduzir a sobrecarga nas UPAs e nas portas de urgência e emergência do município.
O funcionamento contínuo durante o Carnaval reforça o compromisso da gestão municipal em garantir assistência à população mesmo nos períodos de recesso administrativo, assegurando acolhimento e cuidado às crianças cuiabanas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.
Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.
Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.
Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.
Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.
Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”
Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias atrásMuseu do Cerrado recebe atividades de educação ambiental em parceria com a Polícia Ambiental
-
Mato Grosso2 dias atrásTJMT suspende expediente no dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo
-
Entretenimento7 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Cuiabá7 dias atrásPrefeitura convida famílias para lançamento da campanha Craques da Natureza no Parque Tia Nair
-
Opinião5 dias atrásProjeto prevê repasse para fundo de assistência social de 2% da arrecadação com bets
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias atrásNota de esclarecimento: É falsa a afirmação de que Lucas do Rio Verde paga transporte para presos
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias atrásDia do Rock Festival: 11ª edição será em 11 de julho reunindo entretenimento e convivência em Lucas do Rio Verde
-
Política4 dias atrásRelator defende aumento do teto do Simples Nacional para R$ 8 milhões
