Cuiabá

Prefeito reúne comerciantes de peixe e vereadores para discutir regularização do setor

Publicado em

Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, se reuniu neste sábado (14), em seu gabinete, com 22 comerciantes de peixe da capital para discutir alternativas à situação enfrentada pelos vendedores tradicionais da região do Praeirinho, na Avenida Beira Rio. O encontro contou também com a participação dos vereadores Alex Rodrigues e Baixinha Giraldelli, além de representantes da associação dos comerciantes de peixe do Praeirinho.

Durante a reunião, o prefeito ouviu as demandas das famílias que dependem da comercialização do pescado como principal fonte de renda e reforçou a disposição da gestão municipal em construir uma solução conjunta e definitiva para um problema considerado histórico. Abilio destacou que a administração municipal busca preservar a atividade econômica e a tradição local, mas ressaltou que é necessário garantir condições adequadas de higiene e segurança alimentar.

O prefeito ponderou que tradição não pode ser confundida com insalubridade e afirmou que, da forma como a comercialização vinha sendo realizada, não há condições de funcionamento sem a devida adequação às normas sanitárias. Segundo ele, as medidas adotadas seguem orientações da Vigilância Sanitária e de órgãos de controle, sempre com o objetivo de proteger a saúde da população e assegurar dignidade aos trabalhadores.

Ao longo da conversa, foram debatidas possibilidades de reorganização da atividade, construídas em diálogo direto com os comerciantes. As propostas apresentadas pela prefeitura, elaboradas em conjunto com os próprios vendedores, foram bem recebidas pelos participantes e indicam um caminho capaz de encerrar as incertezas vividas pelas famílias.

Um novo encontro foi remarcado para a próxima segunda-feira (17), quando os detalhes das alternativas discutidas deverão avançar. O prefeito afirmou estar preocupado com a situação dos comerciantes e reiterou que continuará buscando uma solução definitiva que concilie geração de renda, respeito à tradição e cumprimento das normas sanitárias.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Publicados

em

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA